Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

PROFLETRAS/UFNT marca presença no 1º CLLIMAZ em Belém (PA)

publicado: 26/09/2024 10h41,
última modificação: 26/09/2024 10h44

Araguaína, 26 de setembro de 2024 — Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024, a Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia o 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua(gem) e Literatura da Panamazônia (1º CLLIMAZ). Representando o Tocantins, a Coordenadora do PROFLETRAS/UFNT, Profa. Dra. Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, participa do evento ao lado das egressas Profa. Me. Josefa Silva dos Santos, Profa. Me. Rute da Silva Santos, Profa. Me. Franqueslane Ferreira Lima e Profa. Me. Ellyzandreia Alves de Sousa. Todas elas apresentam, durante o evento, trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS/UFNT.

A Profa. Selma Maria Abdalla participou nessa manhã de uma mesa redonda ao lado dos Coordenadores do PROFLETRAS de outras universidades da Região Norte, onde discutiu o tema “Reflexões teóricas e possibilidades propositivas no ensino da linguagem: a pesquisa no mestrado profissional em linguagem na Amazônia.” Sua apresentação abordou os desafios e inovações no ensino da linguagem, destacando a relevância da pesquisa para a formação de educadores. Juntamente com ela, estiveram os Professores Dr. Marcos André Dantas da Cunha (UFPA), Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira (UNIFESSPA), Dra. Tatiane Castro dos Santos (UFAC) e Dr. Zair Henrique Santos (UFOPA), contribuindo para um diálogo enriquecedor sobre as práticas educativas na região.

No dia 26 de setembro a egressa Profa. Me. Josefa Silva dos Santos representará o PROFLETRAS/UFNT na mesa redonda mediada pela Coordenadora Nacional do PROFLETRAS, Profa. Dra. Maria Penha Casado Alves, para discutir o tema “Produções da Amazônia do Mestrado Profissional em Letras: Por Onde Ficam Nossas Singularidades?”. A mesa será composta também por egressos das demais unidades do PROFLETRAS da Região Norte.

O 1º CLLIMAZ tem como objetivo promover a interlocução entre educadores de diferentes níveis e regiões, desafiando as abordagens tradicionais de ensino da língua. A proposta é desenvolver políticas educacionais que respeitem a ecologia e a sustentabilidade, além de promover a inclusão social, étnica e cultural. O congresso visa valorizar as diversas línguas e literaturas como instrumentos de valorização humana e reconhecimento das particularidades regionais.

Com um enfoque em práticas pedagógicas que consideram as realidades da Panamazônia, o evento oferece uma plataforma para discutir e compartilhar experiências que visam a transformação do ensino da língua e da literatura, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais preparados e sensíveis às demandas contemporâneas da educação.

A participação do PROFLETRAS/UFNT neste importante congresso é um reflexo do compromisso da instituição com a qualidade da educação e a formação de educadores capazes de atuar de maneira crítica e consciente nas diversas realidades do Brasil.