Sobre o atendimento
A atuação do psicólogo na instituição de ensino superior difere da atuação em contexto clínico – cujo enfoque é curativo, remediativo e focado nas psicopatologias. O foco da atuação do psicólogo no contexto da educação superior deverá, para além
de centrar-se na solução de problemas individuais, preconizar um enfoque preventivo ou voltado para a promoção da saúde.
Para tanto, os processos de escuta devem envolver ações que estimulem o desenvolvimento dos indivíduos (desenvolvimento de habilidades, competências, etc.) e dos grupos. Assim, o foco de trabalho desloca-se para os fatores de proteção e de promoção de saúde e resiliência, sendo trabalhados aspectos de prevenção primária, voltados à população geral, não apenas às populações vulneráveis.
Acolhimento Coletivo
O acolhimento coletivo passa por práticas de promoção de saúde, processo que busca promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais…
Acolhimento em grupo
No acolhimento em grupo tem-se uma interação entre o psicólogo e as pessoas acolhidas, assim como entre as próprias pessoas acolhidas. Além das intervenções aplicadas pelo psicólogo, o grupo e sua matriz interativa são instrumentos empregados para a obtenção da mudança. A estratégia grupal proporciona o confronto de diferentes percepções e pontos de vista sobre um determinado tema (Rego, 2004), o que pode gerar reflexões múltiplas e, muitas vezes, divergentes ou complementares. Se essas diferentes perspectivas forem acolhidas e elaboradas, promovem o desenvolvimento de recursos, e os participantes podem lidar positivamente com as diferenças e desfrutar de seu potencial transformador, aprendendo por intermédio do outro que vivencia situações e dificuldades semelhantes. Os objetivos da intervenção em grupo são:
- proporcionar a expressão de sentimentos relacionados ao sofrimento psicológico, assim como as formas de enfrentamento e cuidados;
- contribuir para recuperação da autoestima e constituição de uma autoimagem positiva; fortalecer a vinculação do estudante à atenção e cuidado oferecido;
- estimular a recuperação física e emocional do estudante;
- incentivar e facilitar a comunicação com os demais atores na universidade.
Além da promoção da melhoria da qualidade de vida, outros objetivos almejados são:
- adquirir novas habilidades de enfrentamento, o que inclui manejo mais adequado de experiências internas e formas saudáveis de resolução de conflitos, que possam se refletir em situações cotidianas;
- incentivar a ajuda mútua por meio da partilha, no contexto grupal, de problemas semelhantes;
- auxiliar a pessoa em sofrimento a lidar com os temores do crescimento e a insegurança gerada pelo escasso sentimento de competência pessoal, uma vez que esses sentimentos estimulam a dependência, a perda de autonomia e o medo do futuro;
- buscar desfechos mais satisfatórios para suas histórias de dor e sofrimento (Santos, 2006).